terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Problema de textura na Steam - OpenSuse 13.1


Gosto de jogar e como sou usuária GNU/Linux tenho a disposição alguns poucos jogos pela Steam. Há poucos dias fiz uma atualização da minha distro do OpenSUSE 12.3 passei para o OpenSUSE 13.1. Na versão anterior não tive nenhum problema com textura na Steam nativa para GNU/Linux, mas nessa atualização assim que eu rodava o L4D2 os ícones do menu ficavam pretos, a tela de loading também ficava preta e no jogo podia ver o contorno, mas grande parte do jogo estava preto.

Utilizo a interface gráfica KDE e meu openSUSE é 64 bits. Mas chega de papo furado e vamos ao que interessa.

Para resolver esse problema podemos instalar um programa chamado driconf, infelizmente esse programa não tem versão oneclick e nem pacotes rpm (pelo menos eu não achei para o opensuse 13.1), mas podemos instalar de outra forma e mesmo assim não acho tão trabalhosa.

Primeiramente você deve baixar o arquivo tar.gz referente ao driconf, eu baixei aqui

No terminal você irá utilizar os seguintes comandos

$ su

$ tar -zxvf driconfig-x.y.z.tar.gz


que em nosso caso é $ tar -zxvf driconf-0.9.1.tar.gz

$ cd driconf-x.y.z

que em nosso caso é $ cd driconf-0.9.1 

$ python setup.py install

Após a instalação com sucesso você irá colar o arquivo driconf.desktop em /usr/share/applications/

Ao tentar rodar o driconf ele irá dar um erro dizendo que está faltando XDriinfo, então você baixa o arquivo no formato tar.gz, eu encontrei nesse site (sendo a última versão xdriinfo-1.0.4).

Em seu terminal

$ su (caso tenha fechado o terminal depois da instalação do driconf)

$ tar -zxvf xdriinfo-1.0.4.tar.gz

$ cd xdriinfo-1.0.4

$ ./configure


Provavelmente faltará algum pacote nessa etapa, então você irá instalar os pacotes que estão faltando. No meu caso faltou o pacote x-11 e o glproto.

Para o x-11 instalei pelo comando

$ zypper install xorg-x11*

Para o glproto tem pacote rpm aqui 

Depois de instalar todos os pacotes que estavam faltando, novamente você coloca o comando:

$ ./configure

Supondo que não dê mais nenhum erro e não falte nenhum pacote, como foi no meu caso você coloca o comando:

$ make

Se nessa etapa também não der nenhum erro, como foi no meu caso você coloca

$ make install

OBS: Mas se você não tiver sorte e der um erro dizendo que o comando make não existe, não se preocupe é só você instalar o pacote make pelo comando:

$ zypper install make*


Agora você pode rodar o programa driconf tranquilamente, ao rodar irá aparecer essa tela:




Bom, agora vamos configurar o driconf.


Em image Quality você coloca “sim” na opção “Enable S3TC texture compression even  if software support  in not available”


Na opção “Debugging” você deixa todas menos a última opção marcadas como “não”, a última deve ser “sim”.

Após isso você conseguirá jogar normalmente os jogos nativos da Steam sem problema de textura, aqui segue uns prints do L4D2 que eu tirei:





OBS1: Eu sei que tem gente que vai reclamar por serem pacotes mais antigos, mas funcionou bem e sem problema nenhum. Caso você tenha uma dica melhor que essa pode deixar nos comentários que eu faço um post creditando a solução.

OBS2: Eu sei que meus ícones estão feios, ainda não deu tempo de arrumar toda a parte visual.



0 comentários:

Postar um comentário