sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Tentando o Reembolso do Windows pela ACER (Game Over)

Comprei um notebook da acer pelo Extra e ele chegou hoje (02/10/2015). Liguei para ver se estava tudo funcionando e não aceitei o contrato do Windows (na verdade o contrato tinha apenas "aceitar", o "recusar" não encontrei). Imediatamente entrei em contato com a Acer para pedir meu reembolso do sistema operacional, eu não e nem vou usar o Windows 8 - muitos menos vou querer atualizar pra o 10.

Não vou ficar aqui falando que isso é venda casada e etc, pois isso já tem em vários blogs, aqui o foco vai ser em relatar minha odisseia pra obter o reembolso. (detalhe: venda de "solução" de cu é rola, isso é mudar nome para mascarar venda casada!)


(Obs.: NÃO FORMATE o notebook, pois você perde a garantia de software e eles vão usar isso contra você!)

Então vamos lá:


1ª Tentativa: Entrando em contato com a Acer.

Entrei no sac pelo site da Acer, a atendente me passou o e-mail suportebrasil@acer.com, para o qual enviei o seguinte e-mail:

Olá, boa tarde. Adquiri um notebook acer (SNID: 52130699895) que já vem com windows 8 e eu não tive a opção de comprá-lo sem sistema operacional, pois a acer não disponibiliza a venda de notebook sem sistemas operacionais. Eu não sou usuário de windows e como me obrigar a comprar esse sistema operacional é crime contra o consumidor por configurar venda casada, assim como colocar empecilhos para se desfazer a venda casada, quero o reembolso do valor do sistema operacional, como consta na própria EULA. Gostaria muito de contar com o apoio de vocês para que possamos proceder pacificamente quanto a isso, sem ter que apelar judicialmente. Como podemos proceder quanto a isso?

Lembrando que Não aceitei o contrato com o windows (não ativei o S.O).
Muito obrigado, tenham uma ótima tarde.

Como resposta obtive esse e-mail que parece piada:

Obrigado por contatar a Acer,

Com relação a sua consulta, informamos que para a desinstalação da licença do Windows, será necessário enviar o computador para o nosso Centro Nacional de Serviço (CNS). Favor, acessar o link abaixo para fazer o seu pedido de reembolso:

http://br.acer.com/ac/pt/BR/content/repair-centers

O procedimento para desinstalação da licença do Windows é:
1. Após o recebimento de seu computador no CNS iremos proceder com a remoção do Disco Rígido para remover a licença do Windows.
2. A eliminação do Sistema Operacional tem um custo de US $ 100 ou equivalente em moeda local.
3. O reembolso da licença do Windows é US $70 ou o equivalente em moeda local.
4. O usuário deve assumir os custos de envio e retorno do seu computador para o CNS.
5. O usuário é responsável por pagar o custo do seguro do seu computador.


Atenciosamente,

Wallybia G.
Suporte Técnico
Acer Gateway Brasil

Ou seja, eu tenho que pagar para ter o direito de não ser vítima de compra casada, parabéns Acer, respeito pelo consumidor passou longe. Claramente que nem perdi meu tempo discutindo e fui até a tentativa 2:

2ª Tentativa: Reclame Aqui.

Assim que recebi aquele e-mail cômico da Acer, no qual tenho que pagar para ser reembolsado, eu fui até o reclame aqui e abri essa reclamação: Acer cobrando para reembolso do windows. Eu não tenho esperança alguma com o Reclame Aqui baseado nessa reclamação: Venda casada - Sistema Windows  e nessa: Reembolso Windows 8 não utilizado. Por tanto segunda-feira já vou para a tentativa 3.

3ª Tentativa: Procon (ATUALIZADO 05/10/2015)

Acabei de voltar do Procon. A atendente confirmou que a exigência do pagamento das taxas é abusiva!  Para que você se oriente, leve ao Procon duas cópias de cada documento:

- Seus documentos (RG e CPF)
- Nota Fiscal
- EULA
- E-mail da Acer alegando o pagamento indevido.

Eu levei também alguns textos de blogs com relatos de pessoas que conseguiram o reembolso por outras marcas. Isso não é necessário para abrir a reclamação, mas ajuda o atendente do Procon a compreender melhor o caso, já que quase nenhum deles sabe que é possível pedir reembolso do windows. 

Não abri a reclamação de imediato porque o Extra emitiu a nota fiscal com o CPF errado. Agora estou esperando me retornarem a nota fiscal corrigida. Porém nesse meio tempo tentei uma nova abordagem;

4ª Tentativa: Ligar no suporte da Acer 

Após ir ao Procon e verificar que tenho o direito em ser reembolsado sem pagar essa taxa, resolvi ligar nesse número da Acer: 0800-762-2237 (que achei no Reclame Aqui). Expliquei a situação toda para a atendente com enfase no "EU JÁ FUI NO PROCON E A PRÁTICA É ABUSIVA!". Ela foi muito simpática e atenciosa, de verdade - até "achou" bem estranha a resposta que me deram por e-mail. Ela me pediu todas as informações detalhadas, inclusive quis saber se eu já tinha aberto a reclamação junto ao Procon. Eu disse que faria isso amanhã, mas estava ligando na Acer para dar uma última chance a eles antes de fazer qualquer acionamento judicial. A endente então entrou em contato com outros departamentos, esperei por 5 minutos e ela retornou dizendo que eles queriam resolver isso tudo "sem colocar qualquer outro órgão no meio" e que meu pedido foi para uma análise especial, que em breve eu obteria uma resposta/proposta adequada. Insisti em uma data limite, mas ela me disse que isso não poderia prometer, mas como foi feita em pedido de urgência, não deveria demorar muito (menos de uma semana). 

(Obs.: Anote o protocolo e peça a gravação da conversa caso necessário. Foi nessa ligação que pedi informação sobre formatar o notebook e a atendente me pediu para não fazê-lo, pois devido a perda de garantia do software iria criar mais problemas.)

Em resumo, se mostraram bastante solícitos e quiseram tentar resolver sem acionar o Procon. Vou esperar por essa resposta/proposta até segunda-feira que vem (dia 12/10/2015) e ver o que será feito, se aceitarem me dar o reembolso todo mundo sai feliz, se tentarem me enrolar, na terça-feira, volto ao Procon e abro reclamação contra eles. Qualquer novidade volto a postar!

(ATUALIZADO 09/10/2015)

Liguei novamente na Acer, já que ainda não obtive resposta. Novamente fui bem atendido, mas tive que explicar o caso para a atendente que foi verificar mais uma vez em outro departamento. Não rolou, continuam querendo me cobrar aquele abuso. Terça volto ao Procon pela manhã para abrir uma reclamação.

5ª Tentativa: Pedir ao Extra.

Como um amigo meu conseguiu o reembolso do windows pelas casas Bahia quando fez a compra da máquina, resolvi falar com o Extra, mas nada feito, me indicaram que o fornecedor é quem era o responsável (o que é uma verdade...).

(ATUALIZADO 14/10/2015)

Um problema inesperado: Quando fiz a compra no extra utilizei a conta do meu pai e por esse motivo a nota fiscal veio no meu nome, mas no cpf dele. Para eu poder entrar no Procon preciso da nota fiscal corrigida. Entrei com um pedido no Extra para a correção e por lei eles não podem alterar nome/cpf da nota. Agora estou exigindo uma carta de correção da nota fiscal, se ela não servir eu me ferrei e a odisseia pelo reembolso acaba aqui. Em 2 dias úteis saberemos...


(ATUALIZADO 16/10/2015)

O Extra continua enrolando para corrigir ou tomar qualquer medida cabível em relação a nota fiscal errada. Caso eles não corrijam no último pedido que eu fiz vou aproveitar e entrar no Procon contra o Extra também. Quarta tem novidades!

(ATUALIZADO 4/11/2015)

Nada do Extra corrigir a nota fiscal ainda....

------------------------

É galera, aqui chega ao fim minha odisseia. Acontece que até agora o Extra ainda não resolveu minha nota fiscal e meu antigo notebook está com um sério problema na fonte, então não pude esperar mais e precisei usar o notebook. Graças ao EXTRA(!) eu não consegui mover a ação contra a Acer, e agora estou preocupado em arrumar minha nota fiscal para que eu tenha direito ao menos a garantia, já são mais de 2 meses de briga...

6 comentários:

  1. Vish que foda em.. eu mesmo to tentando deixar de usar Windows.. atualmente na minha maquina tenho Linux Mint 17 instalado.. tomara que tu consiga o seu reembolso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus pais usam mint 17, eu testei por um tempo, mas sou cativo do OpenSuse, embora goste de várias outras distros. Deixar o Windows foi relativamente fácil depois que consegui emular alguns programas com (quase) perfeição. Sobre o reembolso também espero, só está foda ficar com o notebook parado aqui. Devo voltar ao Procon até sexta para atualizar esse texto. Valeu!

      Excluir
  2. Torcendo por você, gostei muito do seu Blog.
    Abandonei o Windows de vez em junho.
    Curso Analise e desenvolvimento e atualmente uso o Debian Stretch. Me apaixonei pelo desempenho superior ao Windows.
    Desenvolvo em java, php e android nele, estou muito feliz. Valeu...

    ResponderExcluir
  3. bom dia Thiago, estou acompanhando seu relato, está bem detalhado parabéns, forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. E ai o que aconteceu após o dia 4/11?

    ResponderExcluir