terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Resolvendo o erro "iCCP:known incorrect sRGB profile" e Instalando a Steam no PlayonLinux - OpenSuse 13.1


Como sabemos ainda nem todos os jogos da Steam são nativos para o GNU/Linux e como uma alternativa podemos "emular" a Steam pelo wine. Assim que fiz a atualização do opensuse 12.3 para o 13.1 não estava conseguindo abrir por causa do erro "iCCP:known incorrect sRGB profile", então fiz os seguintes passos:

1) Preparação:

a) Abra terminal digite $ sudo su e instale pelo $zypper install os pacotes abaixo (alguns deles não serão fornecidos, mas não tem problema):

$ zypper install capi4linux-32bit cups-libs-32bit fontconfig-devel-32bit freeglut-devel-32bit freetype2-devel-32bit gcc-32bit giflib-devel-32bit glibc-devel-32bit hal-32bit libjpeg-devel-32bit liblcms-devel-32bit libpng-devel-32bit libxml2-devel-32bit libxslt-devel-32bit Mesa-devel-32bit ncurses-devel-32bit openldap2-devel-32bit openssl-devel-32bit sane-32bit unixODBC-devel-32bit xorg-x11-devel-32bit xorg-x11-libICE-32bit xorg-x11-libICE-devel-32bit xorg-x11-libSM-devel-32bit xorg-x11-libX11-devel-32bit xorg-x11-libXext-32bit xorg-x11-libXext-devel-32bit xorg-x11-libXp-32bit xorg-x11-libXrender-devel-32bit xorg-x11-libXt-32bit libasound2-32bit libcom_err-devel-32bit libgnutls26-32bit libgphoto2-32bit libopenssl0_9_8-32bit 

$ zypper install zlib-devel-32bit - Adicional para Suse 11.x.

b) ainda no terminal dê $ zypper ref e depois $ zypper ar http://download.opensuse.org/repositories/Emulators:/Wine/openSUSE_13.1/ wine

2) Instale pelo YaST o wine-1.7.9

3) Instale, ainda pelo YaST, o playonlinux versão 4.2.1

(Caso a versão 4.2.1 não apareça no seu YaST, baixe por aqui)

Então vá até o terminal e digite:

$ su 

$ cd /usr/share/playonlinux 

$ for i in `find . | grep .png`; do convert "$i" -strip "$i"; done

Se aparecer alguma mensagem de erro (como na imagem abaixo), dê o ultimo comando novamente e reinicie o sistema, então o playonlinux funcionará tranquilamente, assim foi no meu caso.

Na imagem, a primeira vez que utilizei o comando $ for i in `find . | grep .png`; do convert "$i" -strip "$i"; done obtive um erro, refiz o comando logo em seguida e ele deu certo.

4) Preparando o Playonlinux para rodar a Steam

a) abra o Playonlinux, vá em "instalar" e procure pela steam. Se você tentar rodar a steam ela dará um erro devido a um bloqueio da steam.

b) Após toda a instalação ter terminado, seleciona a steam e clique em "configurar" e depois vá em "versão do wine" e adicione a versão 1.7.8-d3d_doublebuffer e deixe ela selecionada, execute a steam e ela irá rodar normalmente e baixar os jogos.

Abaixo alguns prints de jogos usando o PlayonLinux.

Counter Strike Global Offensive:

screenshot, gráficos no low

Testei com tudo mínimo em uma máquina fraca (suse 13.1) e com tudo no máximo em duas máquinas medianas (Mint 16/ Suse 13.1), rodou com perfeição, sem travar e não demora nada pra carregar, jogamos em rede local e tudo correu perfeitamente bem. O áudio, que foi um dos vilões do Playonlinux no passado também parece estar totalmente em ordem.
 
Portal 2:

Rodado na configuração máxima - máquina mediana
Rodamos Portal 2 em um máquina mediana (Mint 16) tudo no máximo, sem travamentos ou bugs, o problema é que as vezes na hora de fechar o jogo ele trava e você precisa matar o processo no xkill, mas nada de mais.

League of Legends:


Rodamos em uma máquina mediana (mint 16), não travou, porém está sem áudio e não estamos muito afim de resolver isso.


 Left 4 Dead 2:


A gente sabe que tem nativo pra Linux, mas queríamos comparar o emulado com o nativo. Rodamos na máquina mediana (mint 16) e eles funcionam com perfeição com todos os gráficos no máximo, tanto nativo quanto emulado, não deram nenhum bug.

The Elder Scrolls V: Skyrim :
Jogamos Skyrim em uma máquina mediana (Suse 13.1) com todos os gráficos no mínimo, médio e no máximo, rodou também sem problema e bugs no mínimo e no médio, mas no máximo a máquina sofreu um pouco, mas aí não é problema do playonlinux.


The Witcher - Enhanced Edition:

Testamos na máquina mediana (mint 16) com tudo no máximo, sem travamento e sem bug, tudo tranquilo. 

É isso, PlayonLinux works like a charm ;)

Um comentário: